top of page
  • Foto do escritorLília Gallana

ERA DIGITAL


A Liberdade guiando o povo (Eugéne Delacroix - 1830) - Imagem de domínio público


Temos uma divisão bem conhecida sobre as eras que viveu a humanidade, que são: Antiga (4.000 a.C. a 476 d.C.), Média (476 a 1453), Moderna (1453 a 1789) e Contemporânea (1789 até os dias atuais). Notem que essas mudanças estão vestidas de grandes guerras e revoluções.

Você acha justa esta divisão e a gente compartilhar vivências com as pessoas que lutaram na Revolução Francesa (1789) e nem usavam um celular? Sem Waze? Sem iFood?

Do final do século XVIII até cerca de 1930 (uma data entre as duas grandes guerras mundiais) não tivemos grandes mudanças e descobertas, mas de lá para cá a humanidade anda na velocidade da luz!

Depois, a invenção da internet nos colocou num patamar histórico de dar inveja a todos os cientistas reunidos antes disso.

Mas vá lá, se querem manter esta divisão a gente engole. Agora, que a coisa toda mudou com o advento da Pandemia provocada pelo Corona Vírus - Covid 19, ah! isso não deixa dúvidas.




Vejamos: o ser humano tornou-se mais humano. Fraterno, preocupado com a vizinha velhinha, com os parentes sozinhos, com a espiritualidade. As práticas de meditação, yoga, exercícios para a mente, alimentação saudável... nunca se viu tanta gente alongando o corpo.

A obrigação de fazer teletrabalho, o famoso home office, obrigou muita gente a ficar mais tempo em casa, provocando mudanças impensáveis na família brasileira e ao redor do mundo. Mais tempo com os filhos pequenos, mais tempo com os pets, com os companheiros. Isso também trouxe um mundo de crises acobertadas pelo trabalho. Muita gente se separou, outros se juntaram...

Mães desesperadas com filhos full time em casa, sem saber o que fazer, repensando no valor dos professores e da escola. Pais ausentes por conta do trabalho sem saber o que fazer com o tempo ocioso, aquele que ele gastava em deslocamentos e reuniões e gastando na companhia dos filhos. Filhos que nem sabiam que tinham pais! Vejam só.

Empresas repensando nas estratégias futuras e na logística reversa dos empregados: pegá-los de volta? agora que ficou tão enxuto e puderam viver sem o ônus dos grandes galpões, da frota, do mobiliário, das contas fixas de água, luz e cafezinho? Ah! que saudade do cafezinho!



O mundo mudou e não vai voltar a ser como era antes, aquele velho mundão que a gente conhecia, que usufruía, que sujava... até o planeta deu uma respirada!

As pessoas não vão querer mais ir trabalhar 12 horas por dia, viajar a trabalho, deixar os filhos em período integral na escola, sair para almoçar em restaurantes caros e longe, ficar sem as entregas dos motoboys!

Gente, o mundo se transformou, nós nos transformamos, a vida se modificou, nossa cultura se alterou.

Se isso não é uma mudança de Era eu não sei que é. Só sei que foi preciso uma Pandemia Global para que a gente virasse a chave da história!

Uma história que não vai permitir que a gente volte ao que era antes e jogou nossas vidas dentro das redes digitais.

Tudo será consumido, comprado, falado, visto por apenas um toque na tela do seu aplicativo de preferência, de onde você estiver. Isso é uma revolução.

Bem-vindos! Chegou a Era Digital.


9 visualizações0 comentário
bottom of page